Apesar de ser questão comum para quem está envolvido no transporte de cargas ou passageiros, a diferença entre as categorias da Carteira Nacional de Habilitação ainda causa confusão na maioria das pessoas.
Para ajudar quem está com dúvidas, criamos esse guia de fácil compreensão para elucidar as dúvidas e apontar as diferenças em cada uma das categorias de forma rápida e prática.
Nessa lista deixamos de fora as categorias A e B, que são as mais comuns e que a maioria do público sabe reconhecer. Dito isso, vamos saber quais são as diferenças das CNH C, D e E:
CNH C (Categoria C – Veículos de Carga)

Veículos Permitidos
A CNH categoria C autoriza a condução de veículos de carga, como caminhões e tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga com peso bruto total (PBT) acima de 3.500 kg.
Requisitos
Para obter a CNH categoria C, é necessário ter pelo menos 19 anos de idade, estar habilitado na categoria B por pelo menos um ano e passar por um curso especializado em transporte de carga. Além disso, o motorista não pode ter cometido infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infração média nos últimos 12 meses;
Exame Prático
O exame prático para a CNH C envolve a demonstração de habilidades de condução de veículos de carga. Os candidatos são avaliados em manobras específicas para caminhões, como baliza, marcha a ré e outras manobras.
CNH D (Categoria D – Transporte de Passageiros)

Veículos Permitidos
A CNH categoria D autoriza a condução de veículos de transporte de passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans que transportam passageiros. Com ela, o condutor também pode conduzir todos os veículos incluídos nos tipos de CNH B e C.
Requisitos
Assim como na categoria C, é preciso ter experiência no trânsito para poder dirigir veículos para o transporte de passageiros. Neste caso, exige-se um motorista habilitado na categoria B há 2 anos, ou na categoria C por 1 ano. Além disso, o candidato precisa ter mais de 21 anos de idade e deve fazer exame médico para distúrbios do sono e teste toxicológico
Exame Prático
Já o exame prático para a CNH D envolve a demonstração de habilidades de condução de veículos de transporte de passageiros. Os candidatos são avaliados em manobras específicas e procedimentos relacionados ao transporte coletivo.
CNH E (Categoria E – Combinação de Veículos)

Veículos Permitidos
A CNH categoria E autoriza a condução de combinações de veículos, incluindo caminhões tratores (categoria C) com reboque (categoria E). Isso geralmente inclui carretas, semirreboques e outros veículos combinados.
Requisitos
Para obter a CNH categoria E,o candidato deve estar habilitado nas categorias C (veículos de carga) ou D (transporte de passageiros) e idade mínima de 21 anos. Todas as condições das categorias C e D permanecem para o tipo E e a experiência deve ser de no mínimo 1 ano em uma das duas anteriores.
Exame Prático Diferenciado
O exame prático para a CNH E é mais complexo do que os exames para as categorias C e D. Envolve habilidades de direção com combinações de veículos, incluindo manobras e operações específicas para veículos combinados, como caminhões ou tratores com reboque ou semi reboque acoplados.
Exame Teórico Específico
Além do exame prático, pode ser necessário fazer um exame teórico específico para a categoria E. Este exame aborda questões relacionadas à condução de veículos combinados, regulamentações de trânsito e segurança.
Restrições de Peso
A CNH E permite a condução de combinações de veículos com PBT superior a 6.000 kg, desde que respeitadas as limitações estabelecidas pela legislação de trânsito.
Para saber mais sobre acessórios e dicas para caminhões acesse o nosso site e conheça nossa variedade de produtos. Qualquer dúvida entre em contato com nossos vendedores, sempre pronto para solucioná-las.